quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Regra da Mão Direita e da Mão Esquerda

                                               Regra da Mão Direita e da Mão Esquerda


Existem fenómenos eletromagnéticos em que intervêm as grandezas indução magnética B, força eletromotriz E (ou, em circuito fechado, intensidade da corrente elétrica I) e força F.

Estas grandezas são vetoriais, apresentando, além da sua intensidade, um sentido. Cada uma das 3 grandezas faz um ângulo de 90º com qualquer das outras.
Para ajudar a memorização dos sentidos relativos destas grandezas existem várias regras (mnemónicas) todas com este objetivo. Também é possível ignorá-las desde que se conheçam os sentidos das grandezas sem recorrer a estas mnemónicas.
Duas destas regras são conhecidas como regras dos três dedos por utilizarem três dedos da mão (o polegar, o indicador e o médio), cada um deles apontando no sentido de uma das grandezas, pela ordem B, F, I.
Há duas regras, uma utilizando a mão direita e outra a mão esquerda, cada uma delas com aplicação num caso específico. A seguir indicam-se estas regras aplicadas uma à determinação do sentido da corrente criada num condutor mergulhado num campo magnético de indução B e em movimento por ação de uma força F e outra aplicada na determinação da força F a que fica sujeito um condutor mergulhado num campo magnético de indução B, quando é percorrido pela corrente I.


Regra da Mão Direita : Fenómeno : força eletromagnética

                                     Aplicação : motor elétrico

                                     



                                            
                                     
Regra da Mão Esquerda : Fenómeno : indução eletromagnética

                                          Aplicação : gerador eletromagnético


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário