segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A relação entre Cargas Elétricas e Campos Magnéticos

Hoje é claro que o magnetismo e a eletricidade são fenômenos diretamente relacionados.
A idéia de um campo de 'força' elétrico existente em torno de uma carga elétrica, que pensava-se, a princípio, que alguma coisa talvez "emanações elétricas" emergisse dos corpos carregados para exercer a "força misteriosa". Experiências após experiências, provaram que as forças elétricas podiam ser exercidas através dos melhores isolantes (vidro, ar seco, enxofre) isolantes que bloqueavam efetivamente o movimento da carga.
Dessa forma, estabeleceu-se definitivamente uma relação entre eletricidade e magnetismo, nascendo o eletromagnetismo
 É necessário que uma corrente elétrica passe por um fio condutor para que surja um campo magnético ao seu redor e o fio se torne um ímã artificial (ou eletroímã), a fim de que possa interagir com o ímã natural fixo que está perto dele.
O fato de o fio condutor percorrido pela corrente elétrica ser atraído ou repelido pelo ímã pode ser explicado em termos de
força.Podemos dizer, então, que a força magnética só surge quando o fio é percorrido por uma corrente elétrica. Portanto, o campo magnético do ímã possibilita o surgimento de forças magnéticas sobre as cargas elétricas quando elas estão em movimento ordenado.De uma forma geral, o movimento de cargas elétricas está associado à presença de um campo magnético que, por sua vez, possibilitará a ação de uma força magnética em outras cargas elétricas que também estejam em movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário